sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Em Portugal também é assim?

Em Portugal, acho que nunca tinha ido a um KFC. Qual o meu espanto quando me apercebi que nos KFC`s por aqui eles não nos dão a bebida ao balcão.. Dão-nos um copinho e nós vamos abastecer as vezes que queremos e muito bem entendemos...
Se em Portugal é assim, tou mesmo a ver o pessoal com garrafas a encher para levar para casa...

Mudando de assunto, amigos e colegas: desta vez o frio parece-me que veio para ficar... Mal a chuva foi embora já se sente um frio desgraçado. Hoje à noite por exemplo, estarão uns quentinhos, zero graus. Caminhámos a passos largos para as temperaturas negativas. Bota cachecóis e luvas e gorros!

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Diário de uma janela petrificada

Olho o exterior de forma contínua, este olha para mim e nada diz, salvo quando os olhos interiores me penetram para ver o que se passa lá fora e abro a janela fria e dura.

Assim têm sido estes dias de regresso, um tempo "pó" estúpido que não deixa que a estupidez das nossas brincadeiras com os miúdos daqui do bairro, vagueiem e ensinem um futebol de toque, habilidades e fintas que eles desconhecem. Mais uma vez passámo-nos pelo Figo e pelo Ronaldo e os miúdos ficam maravilhados com aqueles dois estrangeiros que não percebem uma de polaco mas fazem umas habilidades com a bola.

Mas o tempo não o tem permitido, e deixa-nos remetidos às 4 paredes. Seguramente , os miúdos que podiam estar a jorrar alegrias estão a adquirir a frieza desta terra, aquela que todos os adultos já absorveram (menos as polacas é claro).

A gente na rua vejo passar
A chuva a cair bem devagar
E eu cá dentro sem me molhar
E sem ver os putos a brincar.

E fecho a janela do mundo. Petrificada, forte, isoladora do frio mas também de toda a vida exterior. Volto ao mundo do quarto quente e sem barulhos.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Frases Soltas III

Para começar, faço-vos uma pergunta e dou-vos uma resposta:

Por que é que as pessoas roncam/ressonam?
O que causa o ronco é uma obstrução parcial das vias respiratórias. A obstrução relaxa os músculos do tórax, que provoca a abertura involuntária da boca. O ar que entra encontra resistência na língua, na úvula (campainha) e nas amídalas e vibra, como se estivesse dentro de um aparelho de sopro. Eu tenho andado com gripe logo, tenho desculpa. O Luís anda doente 365 dias por ano? :P
No nosso último "périplo" por Portugal, a pessoa que habita comigo aqui na Polónia comprou umas sapatilhas. Não me vou pronunciar mais sobre isso... Deixo-vos a foto. Por favor (não) tenham piedade...

Estamos à espera da neve mas para já só chove! Já mete é nojo!

Continuamos à procura de "natas" no supermercado. Começamos a acreditar que não existem por aqui já que inspeccionámos minuciosamente os 3 corredores mais suspeitos onde as "natas" podem estar, pelo menos se eu fosse um pacote de natas era num daqueles corredores que eu gostava de estar exposto.

As passadeiras nas ruas servem para enfeitar... A única maneira de atravessar a rua em segurança é quando não há carros nenhuns a mais de 300 metros caso contrário é uma aventura e um risco.

Apetece-me bacalhau.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Back to Wroclaw...

Depois de quase uma semana junto daqueles que mais gostamos, regressamos a Wroclaw.
(In)Felizmente o avião não caiu... nem tão pouco tremeu!!

Tivemos tempo ainda de ir beber um copo a Barcelona e constatar que "Las Ramblas" a partir da meia noite metem medo... acho que foi o pior ambiente que alguma vez vi numa grande cidade europeia... Prostitutas africanas por todo o lado, indianos e paquistaneses a vender cervejas de lata e umas espécies de chamuças, rebentados de todas as formas e feitios... enfim, não gostei.

Continuando para Portugal, tivemos na Latada 3 dias e o resto do tempo foi dedicado à terra natal. Por falar em Natal já temos data marcada para ir comer as batatas... 17 de Dezembro.

Continuam assim, as "estórias" aqui das Polónias... Até já.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Até já

A menos que o nosso avião caia ou tenha algum problema daqueles coiso, prometemos voltar em breve. Dia 28 de Outubro cá estaremos, mas não quer dizer que no entretanto possam haver "posts" novos.E se caíssemos numa ilha deserta algures entre o Mar Mediterrâneo?
Não temeria, pois o Luis está comigo e já tá habituado a andar perdido. Avé Luís!

A brincar a brincar se o avião cair mesmo vai ser engraçado as pessoas lerem este post... vai haver gozo pela certa! De qualquer maneira o meu testamento fica na segunda gaveta da minha secretária. Espero que dividam o 7,5€ por todos os meus amigos.

Até já.

Portuga-mos!

Numa "equipa" de apenas 12 ou 13 jogadores internacionais, 7 são portugueses! Não é muito nem é pouco, é o que é. 5 Mirandelenses de todo o país e 2 Coninbricenses do Norte.
Nesta foto podemos ver Luís Figo em pé, Ana Gomes, Rita Silva e... quem é aquele? Ah, é aquele que entra em "Lost" agora...
É sempre bom podermos comunicar em português embora o nosso inglês nesta altura já esteja atrozmente evoluído... ou não.
Alexandra e Igor Fiães compõem o quadro que se segue. Falta a Maria Natividade porque insiste em fugir das fotos mas vamos apanhá-la!
Os Turcos que se ponham a pau! Também são 7... No entanto os portugueses são amplamente mais bonitos e belos.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Study Tour I

Sábado, 18 de Outubro, 11 da manhã.
O primeiro dia do fim de semana foi inteiramente dedicado a Wroclaw. O "international group" foi convidado a participar nesta visita. Acompanhados por uma professora e por uma guia cujo inglês não era lá muito bom, lá partimos à descoberta.

Começamos a visita na "Market Square", visitámos a zona em redor, algumas igrejas, fomos à "sede" da University of Wroclaw (Tem uma sala parecida com a "nossa" Sala dos Capelos), íamos parando para algumas explicações sobre quem tinha vivido em determinado sítio, para ver algumas lojas antigas e nos jardins para ver estatuetas e ouvir as explicações, muito pouco interessantes, óbvio.


Para acabar, visitamos um edifício para vermos uma grandiosa obra: "PANORAMA OF THE BATTLE OF RACŁAWICE". Consiste numa super pintura de 15 metros de altura e 114 metros de largura que retrata um batalha muito famosa que aconteceu entre polacos e russos. É uma obra impressionante uma vez que se parece um pouco tridimensional o que faz com que tenha um realismo por vezes "assustador". Como o edifício é redondo, podemos ver a pintura a toda a volta do mesmo. Infelizmente, é expressamente proibido tirar fotos mas ainda consegui apanhar o Luís com uns metros da pintura atrás dele.

O grupo dos portugueses ainda teve tempo para ouvir um sermão à moda antiga da professora mas não vale a pena falar disso...

Carroças de luxo, ou não.

Domingo foi dia de "Study Tour". No meio de montanhas, minas de carvão e de igrejas, reparem bem no que fomos encontrar: o novo modelo da Mercedes, o Carroça SL 600. (abram para confirmar)

sábado, 18 de outubro de 2008

Martyna, a guia.

A foto não é a melhor mas já podem ver quem é a nossa guia.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

O "Top 5"

Ao ler o título parece que vos vou falar sobre o top 5 musical da Polónia ou do top 5 dos destinos turísticos mais procurados nesta altura do ano mas não, vou-vos falar das 5 maiores e melhores mentiras que por aqui estamos fartos de contar aos 7 ventos...

Em 5º lugar temos uma das mentiras/brincadeira mais usada: Adoramos enganar os polacos e as polacas: Perguntam-nos sempre como se diz uma determinada palavra ou expressão em português...obviamente ainda não dissemos uma verdadeira e quase sempre dizemos algo que não tem mesmo nada a ver. Caso prático: Uma amiga perguntou-nos como se dizia "good morning" em português... Sabem qual foi a primeira frase que ela nos disse no outro dia de manhã? "Bom rabo"... Como ainda não se deu ao trabalho de ir à net confirmar, sempre que nos vê lá nos dá esse elogio sem saber...

Em 4º lugar temos uma super-mentira que já nos deu que falar... e tudo começou por uma brincadeira. Como vamos a Portugal na próxima semana e temos aulas, decidimos arranjar uma boa desculpa para ninguém nos chatear a cabeça. Optámos então por contar a toda a gente (professores e amigos) que temos o casamento do nosso melhor amigo em Portugal. Podíamos ter ficado por ali, mas não. Para tentar dar mais veracidade à história inventámos ainda que o nosso amigo tem 22 anos e já tem uma filha de 2 anos...
O problema (que não chegou a ser problema) é que a coordenadora Erasmus de cá, que é nossa professora também, achou tanta piada à história que começou a fazer-nos perguntas a torto e a direito... Meus amigos, se acham que mentir em português é difícil, imaginem em inglês... Quem me conhece sabe que não minto muito, mas inventei ali uma história ao segundo e saí-me muito bem. Gosto mesmo de mim.

Em 3º lugar a famosa e internacional mentira sobre o que estudamos. Quando questionado sobre isso, não hesito em responder: "I study medicine, I want to become a doctor". Não devo ter cara de médico já que toda a gente desconfia...

Em 2º lugar a já velhinha história sobre a nossa família. Somos sempre filhos deste e daquele (gosto de dizer que sou filho do embaixador de Portugal na Polónia), ou então somos primos de um jogador de futebol famoso ou até por vezes podemos ser irmãos de alguém famoso. Não percebemos porque inventamos sempre qualquer coisa, tamos muito bem assim e gostamos de ser assim, mas também não quero perceber.

Mas a melhor mentira até hoje teve a ver com o Luís. Estávamos num bar a conversar sentados numa mesa a beber um "chá" daqueles que dá para misturar Coca-Cola...e fomos abordados por 3 indivíduos claramente embriagados. Queriam um autógrafo e tirar uma fotografia com o Luís porque o reconheceram... O Luís a partir dali transformou-se num jogador de futebol.
Só nos riamos. Estávamos a tentar perceber o que estava ali a acontecer e quando nos apercebemos que eles não estavam a gozar connosco, decidimos gozar com eles. O Luís começou a falar, ou a tentar falar (o inglês do Luís não é bom mas o deles...) e a responder às perguntas que eles faziam... Perguntaram se a adaptação à Polónia estava a custar, o que achava do resto da equipa e se se tinha arrependido de trocar Espanha pela Polónia... Sim, porque para eles, o Luís era espanhol... Ainda não pesquisamos se o "Slask Wroclaw" contratou algum espanhol...
De qualquer maneira o Luís lá deu o autógrafo que consistia basicamente em 4 riscos e eu tirei-lhes a foto com o telemóvel de um deles... Foi um serão diferente e engraçado. Quando tiverem sóbrios e virem a foto com mais calma verão que foram enganados. Nós só esperamos não os voltar a ver!

Por favor, aumentem a foto do futebol... vale a pena ;)

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

O sítio da inspiração

Depois de lhe termos dado um jeito, temos agora condições para vos mostrar a nossa cozinha, sem dúvida o espaço da casa onde mais damos aso à nossa imaginação...
É a maior divisão da casa. Temos um frigorífico grande, um fogão de 4 bocas imaginem, um exaustor, uma cafeteira eléctrica, uma máquina de lavar a loiça manual = banca, entre muitas outras coisas que as cozinhas normais têm.
Mas o que torna a nossa cozinha uma coisa do além é o facto de termos 2 mesas, 2 sofás e um rádio! Ah, também temos todo o género de instrumentos de cozinha como um coador, tachos, pratos, talheres... tudo!
É de facto uma dona cozinha. Mas porque as imagens valem mais que mil palavras, vejam as fotografias ;)

Diz que são uma espécie de anões

Depois de passearmos pela cidade vezes sem conta, começamos a reparar em pequenas "estátuas?" no meio de alguns pontos de passagem da cidade... Fomos invadidos pela curiosidade claro. Já tentamos perceber o que são aquelas figuras e o que significam mas mesmo alguns polacos, ainda não nos conseguiram dar uma resposta... São figuras de bronze (penso eu), pequenas, que parecem os anões da Branca de Neve, mas a verdade é que achámos que já vimos mais de 7... Será que a Magda tem razão?
Deixo-vos com algumas imagens das ditas estatuetas... Se alguém souber o que são, por favor, digam-nos.

PS: Na imagem em que aparece o Luís, o anão não é ele, não confundam.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Querida Casa de Banho

Ainda não mostramos a nossa casa, por isso, uma assoalhada de cada vez...
Hoje, mostrar-vos-ei um dos mais importantes espaços da casa, senão o mais importante, a casa de banho.
É um WC revestido com o mais fino azulejo, que conta com uma banheira das normais abastecida de água quente e fria, um lavatório abastecido de água quente e fria, e uma sanita abastecida apenas com água fria. Temos ainda um espelho, uma coisinha daquelas na parede para secar toalhas (não sabemos o nome), uma máquina de lavar roupa e ainda um armário.
Temos também uma ventoinha de extracção de odores que deve ser impreterivelmente accionada sempre que alguém se arme em valentão, assim como uma janela. É uma casa de banho normal portanto.
Só existe um pequeno senão, que nem chega a ser um senão...
Tirem vocês as ilações e opinem à vontade:
Chegam lá ou precisam de ajuda? Pergunta: Onde cai o cócó?

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Pensamentos de Segunda à tarde

Apetece-me escrever mas não sei sobre o quê.
Estou aqui apenas desde o dia 25 de Setembro (19 dias) mas parece que cheguei à muito mais tempo... O dia aqui tem 24 horas também mas, passa de maneira diferente... mais demorada. Não sei se é por estar longe, por ter saudades de Portugal, dos amigos, das pessoas especiais, mas aqui parece que os dias são mais longos... Isto não é uma queixa, gosto que seja assim. Cada vez mais até. Talvez esteja assim porque hoje acordei com saudades anormais de Portugal mas... isto passa, tudo passa! Como diziam os "antigos", até a uva passa a passa... :pO nosso horário é pequeno isto é, só temos aulas à terça de manhã e à quarta de manhã para já. Nestas primeiras semanas só temos 2 disciplinas o que nos deixa com muito tempo livre. Nesse tempo livre dormimos, "surfamos" e passeamos... Ainda não tivemos paciência para ir ver museus ou qualquer coisa mais "cultural"... A coisa mais cultural que fizemos desde que aqui chegamos foi conhecer o ambiente noctívago desta cidade...

Parafraseando Pessoa, eu sou do tamanho do que vejo e não do tamanho da minha altura, e é por isso que quero ver mais... Quero "viver" mais. Não estou a aproveitar a luminosidade espectacular das tardes destes dias de Outubro como queria. A Internet faz mal às pessoas. Se por um lado é uma grande companhia, por outro ocupa demasiado tempo na nossa vida. Quantas vezes damos por nós em frente ao computador sem ter vontade de lá estar?

Ok, para já chega. Eigba ;)

domingo, 12 de outubro de 2008

Porque hoje é Domingo...

Domingo que é Domingo tem de ter missa e futebol. Hoje fomos ao futebol, a missa pode esperar.

A equipa da terra, o "Slaska Wroclaw" defronta o campeão polaco, "Wisla Cracóvia". O jogo é para a Taça da Polónia.
Assim que o Peter (Húngaro da nossa turma) nos disse o preço do bilhete não hesitamos em querer ir com ele... 5 zlotys, qualquer coisa como 1,5 €... Preço ridiculamente barato, mas ainda bem que é assim!

Num estádio pequeno e pouco moderno, com capacidade para pouco mais de 8.000 pessoas não deviam estar mais do que 4.500 pessoas.

Curiosidades:
O bilhete é do tamanho duma folha A5... Desperdício de papel;
Os balneários são num edifício de apoio mesmo ao lado do estádio;
O bar do estádio não é um bar. Dezenas de grelhadores e mesas a vender bebidas estão espalhadas num descampado dentro da zona do estádio, atrás das bancadas;
A famosa "bifana" é substituída aqui por salsichas grelhadas acompanhadas com pão claro e espigas de milho;
Apesar de haver cadeiras em todo o estádio, toda a gente vê o jogo de pé... As cadeiras só servem para descansar no intervalo;
As mulheres bonitas, pelos vistos, não vão ao futebol;
A claque do "Slaska Wroclaw" não se calou durante os 90 minutos, o problema é que só tinham 3 músicas...

O jogo ficou empatado a zero golos e sinceramente, o bilhete não podia ter sido mais caro. O jogo não valeu 5 zlotys.

Esperemos que ir à missa seja melhor já que mais barato é de certeza...

sábado, 11 de outubro de 2008

Sinceramente...

Nunca gostei de tomar banho de manhã. Prefiro tomar antes de me deitar, mas o que eu gosto mesmo é de não tomar banho... Brincadeira claro.
Anyway, ainda não vos tinha contado um pequeníssimo e insignificante episódio que aconteceu a um amigo meu chamado eu...

Mais uma manhã normal no Hostel. Acordamos para ir para a aula, e ainda meio a dormir, fui para o WC para tomar o banho matutino. Como adoro usar coisas que não são minhas, como por exemplo os champôs, deixei o meu no quarto...temos de poupar!
Então, com os olhos meio abertos meio fechados, pego no primeiro frasco que encontrei naquela maldita casa de banho. Água quente a correr, nariz entupido, banho tomado.
No fim do banho, meti o recipiente no mesmo sítio para ninguém desconfiar. Foi aí que me apercebi do que tinha acontecido. Tinha acabado de me lavar e enxaguar com líquido da loiça...
Ri-me. Apesar do meu cabelo ter cheirado a Super-Pop durante 2 dias, foi um dos banhos mais divertidos que tomei. Ver aquelas bolhinhas de espuma por toda a casa de banho fez-me sentir alegre, tal qual uma criança.

Agora, fiquei com uma dúvida: O que é que uma garrafa de detergente para a loiça fazia numa casa de banho? Há povo capaz de tudo... Sinceramente!

Mister Magician

Não sei se já tínhamos falado nisso, mas enquanto moramos no hostel, vivemos no mesmo quarto com um mágico profissional.

Apesar da sua idade adulta, deve ter uns 60 anos, e nem inglês falar, demo-nos sempre bem. Sempre bem disposto e simpático, dava-nos boleia para o centro, prontificou-se a ajudar-nos a encontrar casa e chegou mesmo a fazer telefonemas para alguns anúncios...

Mágico profissional, tinha dezenas de "gadgets" para fazer as suas ilusões. A roupa por ele usada era também deveras engraçada. Sapatinho vermelho e gravatas berrantes faziam sempre parte da sua indumentária.
Estava a trabalhar numa casa de strip aqui em Wroclaw, a fazer entretenimento claro.
Sabemos que as nossas vidas nunca mais se vão cruzar. Apesar de terem sido "só" 12 dias a partilhar o quarto, sabemos que nos vamos lembrar dele para sempre.

Até um dia Mister Magician ;)

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Sondagem 1

A primeira e pouco participada sondagem levada a cabo por este blogue chegou ao fim.

Dos 34 votos contabilizados é sem surpresa que a opção "Vizela, volta!" obteve o primeiro lugar com uns categóricos 12 votos (Mãe obrigada por votares em mim 9 vezes).
A uns longínquos 3 votos de distância surge a opção "Luís, não adormeças...". Assim que ele acordar irei transmitir-lhe os resultados.
Incrivelmente ainda há pessoas que não sabem quem somos...7 para ser mais preciso, o que faz com que essa opção fique com o bronze...
3 pessoas afirmam sem receio que têm "Muitas" saudades nossas, assim como outras 3 afirmam, num acto de loucura e mentiroso, não sentirem, de absolutamente nenhuma maneira, a nossa falta... Tudo de bom para essas pessoas tá?

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Por aqui ?

Alguém sabe quem encontramos numa discoteca em Wroclaw ?

Agora é só rir...

Finalmente encontrámos um sítio para viver! 13 dias depois de chegarmos aqui...
Quarto duplo com 20 metros quadrados. Localização razoável. Depois de ontem termos "perdido" a casa dos nossos sonhos - por 5 minutos - hoje fomos compensados com uma casa perto da nossa Universidade.
Tudo está quase normal agora. Já nos alimentamos como deve ser, a foto não engana, já conhecemos muitas pessoas da nossa turma, já temos casa... O que queremos mais? Agora é só estudar!

Por falar em estudar, a nossa primeira aula foi muito engraçada. Os 3 primeiras dias de aulas são os "International Days"... Vêm professores de outros países darem-nos aulas em inglês claro, nestes primeiros dias. Acontece que a primeira aula não foi em Inglês... O professor convidado falou 1:30h em, imaginem só... russo! No entanto, a aula estava a ser traduzida... para polaco! Imaginem, meia dúzia de pessoas com cara de bananas (éramos nós) a ouvir outras pessoas a fazer barulho (aquilo para nós não é falar) durante uma hora e meia... Aprendemos bastante naquela aula acreditem...

Afinal quem é o tractor ?

Assim não consigo dormir. O motor tirou água toda a noite.

Até adormece de pastilha eslástica na boca.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Quem quiser ter o vídeo cócó...

Basta carregar AQUI.

Escolher a opção Free User, esperar uns segundos e fazer o download... Fácil.

A realidade?

À medida que nos vamos afastando do centro da cidade, apercebemo-nos doutra realidade presente na Polónia, a pobreza.

Apesar do crescimento económico destes últimos anos, a Polónia é ainda, um país "pobre". O salário mínimo é inferior ao português - está a rondar os 250 euros - logo é de esperar que muita gente faça o que for preciso para viver ou melhor, para sobreviver.

Foi isso mesmo que constatámos no nosso "passeio" domingueiro.

É normal vermos pessoas a remexer o lixo (até em Portugal) e vimos também outra situação que até achamos "engraçada": Algumas pessoas, aproveitam tudo que encontram no lixo ou objectos abandonados, para fazerem uma espécie de "feira da ladra" para vender essas mesmas coisas... Podemos ver à venda itens absolutamente ridículos como por exemplo talheres mesmo velhos, espelhos partidos, livros velhíssimos e ilegíveis até, roupa gasta...
Enfim, ao menos tentam fazer alguma coisa.

domingo, 5 de outubro de 2008

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Frases Soltas II

Os nossos dias começam a ser uma seca. Agora que desistimos de procurar casa, resta esperar para ver o que vai acontecer. Estamos à espera de duas respostas: da residência e dum T2...

Com este "vazio" na nossa agenda, grande parte do tempo durante o dia é passado no Hostel, na Internet, a dormir ou até a jogar matraquilhos... à noite, temos de ir ver o que passa claro.

A cada passo que damos, vamos encontrando "marcas" de Portugal... Desta vez, foi um escritor português que nos chamou a atenção, Gonçalo M. Tavares. Já investigamos e não sabemos o que o "M" significa...

Andar de "tram", uma espécie de metro de superfície, é agradável e pode saír barato, até gratuito. Os "fiscais" aparecem quando o rei faz anos por isso as nossas últimas viagens foram sempre gratuitas.

Depois de perderem o avião ontem, as duas portuguesas que em princípio irão morar connosco, chegam hoje.

O Hostel em que estamos agora (Hostel Europa), depois te termos reclamado sobretudo devido ao estado da casa de banho está muito mais limpo e arranjado. Nota-se perfeitamente.

Já conhecemos mais sítios muito bons para saír. Ontem por exemplo, começamos a noite no "Guiness Coffee" (para ver a bola e tal) e acabamos na "Mañana",e era a noite Latina... Jogamos em casa portanto, ou não.

Por favor, alguém ensine o Luís a jogar matraquilhos!!

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

"Saga" por uma casa com fim à vista?

Amanhã faz uma semana que chegamos aqui. Durante uma semana andamos a viver em 2 hostels... Tinham-nos dito que encontrar uma casa aqui era difícil mas nunca pensamos que fosse tão difícil!!

Apesar de termos na Universidade, uma pessoa responsável pelo alojamento, essa mesma pessoa deixa muito a desejar... Não compreendemos o facto de haver tão poucas casas para alugar numa cidade como esta e não compreendemos MESMO a razão de ser dos preços que nos são apresentados...
Desde Sexta-feira passada que andamos "no terreno" a procurar um apartamento com a nossa guia polaca. Sem sucesso. Apesar de já termos feito inúmeros telefonemas aparece sempre um "se" ou um "mas".
Para terem uma noção do quão ridículo isto é dou-vos como exemplo a última casa que fomos ver para alugarmos. Ligamos de manhã para o número que vimos num anúncio a dizer que gostávamos de ver o quarto duplo (sim porque aqui single rooms não existem...) já que ela anunciava que no mesmo apartamento havia um quarto duplo e um quarto para 4 pessoas... Chegamos na hora combinada e a mulher (era feia e cheirava a álcool) lá estava mas havia um problema, já tinha alugado o quarto duplo... Já que estávamos lá, pedimos para ver o quarto para 4 pessoas... Ficámos estupefactos, nem queríamos acreditar... O "quarto", que de quarto não tinha nada, era composto por, nada mais nada menos, 4 sofás! É isso mesmo. Era um espaço que devia ser a sala da casa e então tinha 4 sofás, um em cada canto da sala... Nem mesinhas de cabeceira, nem guarda-vestidos, nada! Tinha 4 sofás que à noite se transformavam em 4 camas... Só nos deu para rir... Paramos de rir quando ela nos disse o preço. Segunda a bêbada da velha, o preço era de 200€. Tudo bem... 200€ a dividir por 4 dava 50€ a cada um o que, dadas as circunstâncias não era mau até... O problema, e foi nesta altura que deixamos o riso e só nos apetecia estender a velha no chão e meter-lhe um sofá em cima, é que o preço era por pessoa. Sei que parece difícil de acreditar mas ela pedia POR PESSOA, 200€, quarenta contos na saudosa moeda antiga. Tivemos tanta pena de não termos tirado uma foto aquele quarto...

Esta cidade anda louca no que diz respeito a alugar habitações... Como a nossa residência está lotada, resta-nos esperar e começar a desesperar por um sítio para viver.
Mas esta "aventura de arranjar casa" pode estar perto do fim. Com a chegada de 2 portuguesas (chegam hoje) já somos 4 a procurar casa e já temos mesmo uma proposta, um T2, dois quartos duplos, que custa 200€... Não achamos um bom preço mas para o que temos visto e dadas as alternativas que temos, devemos aceitar porque viver em hostels não é o melhor que há acreditem...

Quem vier para cá no futuro, deve pensar duas vezes porque não havendo residência é complicadíssimo encontrar um sítio para viver. Recordamos que não encontramos por sermos esquisitos, nós nao encontramos porque simplesmente, não há casas e as que há são a "london price" como gostamos de dizer...
Já nos apareceram propostas de casas, com 2 quartos, duplos a custar 1500€ por mês o que é um preço absolutamente utópico para nós... Para isso íamos estudar para Londres e morávamos ao lado do Big Ben...