domingo, 30 de novembro de 2008

Delírio Parte I

Cada vez que vejo as nossas fotos da Polónia, paro sempre nesta aqui de cima e lembro-me duma publicidade portuguesa por altura do último Europeu de Futebol.
Se o Rui Costa pintar o cabelo e usar umas lentes de contacto passa bem por Pawel... O rapaz do meio é cara-chapada do Cristiano Ronaldo. O Luís só tem de ir à praia meia dúzia de dias.

Ou é verdade o que digo, ou estou a começar a delirar com o frio que se tem feito sentir.

sábado, 29 de novembro de 2008

O "quase 34" vem a Wroclaw

Dois meses depois, eis que os nossos fiéis amigos não aguentam mais com as saudades pesadas e atrozes, e decidem fazer-nos uma visita.
Sendo assim, no próximo dia 4 de Dezembro (Quinta-Feira) pelas 21:00 horas locais, aterrará no aeroporto "Nicolau Copérnico" um voo Ryanair claro está, "fretado" pelos nossos ilustres e saudosos convidados ( e por mais gente de certeza).


O "quase 34" vem a Wroclaw e digo quase porque a Carina não quer trocar de casa com o Abel senão podia tirar o "quase".

Temo-nos desdobrado em esforços para que seja possível criar um programa vasto e abrangente: cultural (a Sara vem), noctívago (Marisa Nuno e Carina) e claro está, para o nosso mais recente "lover-boy" (Luís Soares, o Comissário...) um programa romântico.

Como o PacMan (não o do jogo) diz:
(...)
Só as fotos já não chegam
E eu não vejo a hora
De ver o people todo, todo o people reunido
Nem que seja por um dia
Sem um segundo perdido.

Frases Soltas IV

A neve já foi embora mas não levou o frio com ela.

O Pawel continua a surpreender-nos dia após dia. Infelizmente, não podemos dizer porquê.

A Discoteca P1 é provavelmente, o melhor clube de Wroclaw. Não sei porque demoramos tanto tempo a ir lá a primeira vez. Agora, não queremos outra coisa.

Nesta altura, 1 euro vale 3,7 zlotys, o que é bom.

Quando pagamos com cartão de débito, para além de metermos o pin, temos também de assinar o talão.

O "Kebab" polaco não presta.

Porque é que em 22 anos de vida, antes de vir para cá, nunca tinha ido a um KFC? Como me arrependo! Vil Macdonald`s.

O primeiro exame escrito que fiz não correu bem. Mesmo nada bem.

Alguém tem sugestões para a passagem de ano?

Confesso que estou a passar por um bloqueio intelectual. Tal situação impossibilita-me de dar o brio do costume a este blogue. As minhas mais sinceras indulgências.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Neve e sua utilidade

Aproveitamos a nossa viagem para fazer um "workshop" de tiro. Correu tudo bem, "glaças a dleus".

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Estocolmo

Nós chegamos e partimos de Estocolmo, mas a cidade por lá irá permanecer assim como as sendas alvas, em metamorfoses de claridade. A neve irá continuar a cair e nas mais ocultas noites, os sonhos continuarão a abusar nos olhos comovidos e então, com o tempo, o único céu tratará de esvaecer a recordação vaga da nossa memória. Há cidades que nos marcam, Estocolmo foi uma delas.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

"Nikoping" ou melhor, Nixoping.

"Nixoping", como os hospedeiros portugueses da Ryanair nos ensinaram, é uma cidade que não tem quase nada mas tem tudo que eles precisam para viver bem. É uma cidade costeira, pequena e muito simpática.
Tem um castelo minimamente interessante no panorama dos castelos suecos e o "Aeroporto Skavsta" para o qual a Ryanair faz os seus voos low low low cost.

No primeiro dia passamos nessa cidade pouco mais de uma hora mas deu para conhecer o centro cívico da mesma e para visitar o melhor restaurante do mundo, o Macdonald`s.
Todo o comércio fecha às 18:00 horas naquela cidade.

Na nossa última noite ficamos hospedados no Connect Hotel, a 100 metros do aeroporto. Pagamos perto de 20 euros por noite e de facto compensa pernoitar naquele hotel se tivermos voo de manhã. O nosso voo era só por volta das 11 da manhã mas com as estradas cobertas de neve era um risco fazer a viagem de manhã...qualquer atraso e lá vinha o avião para Wroclaw sem nós...
Para além de tudo, por 20 euros tivemos direito a 2 quartos = 8 camas. Éramos cinco pessoas, se fossemos 8 o preço era cerca de 12/13 euros! Pequeno almoço incluído, sauna e um pequeno ginásio (passadeira, bicicleta e uns pesos...)
É uma cidade que vale a pena passar um dia se tivermos de apanhar um voo no dia seguinte da parte da manhã caso contrário, não.
Fiz uma espécie de triatlo (corri 3,5 km e pedalei 2 km) mas substitui a parte de nadar pela Sauna e por um duche gelado no fim.

Para todos que possam um dia estar interessados, AQUI fica o site do dito cujo.

Estocolmo - A viagem

A nevar, partimos de Wroclaw na sexta feira(22) com destino a Estocolmo ou melhor, "Nikoping" uma cidade pequena onde o aeroporto RyanAir fica situado, mais ao menos a 100 km de Estocolmo.
Levávamos na mala, para além da roupa, uma curiosidade muito grande. Confesso que pela primeira vez estava ansioso. O que iria encontrar? Será que a Suécia ia corresponder às expectativas que tinha criado?
A nevar, chegamos também a "Nikoping", uma hora e meia depois de termos partido.

Hoje (25) posso dizer que todas as expectativas que tinha acerca da Suécia e de Estocolmo foram de facto superadas, e de que maneira!

Nota: Tenho de deixar aqui o meu agradecimento à Ryanair. Ida e volta ficou-nos por 11 euros. Viva a RyanAir.

sábado, 22 de novembro de 2008

Next Stop - Estocolmo

Mais uma interrupção no blogue. Voltaremos dia 26 (quarta feira), prometo.
A culpa é da Ryanair... Ninguém os manda terem viagens tão baratas!
Se não for antes, "vemo-nos" na próxima vez...
Até Já.

Certo ou Errado?

Aqui é normal toda a gente tirar o calçado assim que entra em casa. Se para os moradores isso não é problema (já que têm os chinelinhos de quarto) para quem nos faz uma visita é um bocado esquisito já que vão ter de andar descalços pela casa toda...
Nós nunca tiramos o calçado à porta e aqueles que nos visitam também não tiram mas a verdade é que os polacos cumprem isso religiosamente.

Hoje o cenário na nossa entrada era este:Certo ou Errado?

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

57 dias depois

Pois é, 57 dias depois de termos chegado a esta cidade, só hoje é que a neve achou por bem aparecer... As temperaturas extremamente baixas já faziam prever que isso acontecesse.
(Foi a primeira vez que vi nevar ao vivo e a cores...)É o nosso "aquecimento" para Estocolmo... O nosso avião é amanhã às 12:00 ;)

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Momento de baixaria II

Post para maiores de 21.
Pawel é um petiz polaco que vive connosco, e estuda em Wroclaw.
Questionado sobre se queria ir a Portugal, respondeu prontamente que sim. Perguntamos o que tanto queria ver em Portugal, que não vê por estas bandas...
A resposta desta vez, não nos surpreendeu.

Por razões editoriais, este vídeo não estará disponível no Youtube.
Qualquer semelhança com um post anterior, é mera, mas mesmo mera coincidência.

Era uma vez...

Era uma vez um menino que ia fazer as compras da semana ao supermercado da zona aqui em Wroclaw.

Quase quase a entrar no "Tesco" viu à venda uns brinquedos muito interessantes: Helicópteros telecomandados... daqueles pequeninos.
A vida dele transformou-se então num mar de dúvidas. Ou comprava mantimentos para uma semana, ou comprava o brinquedo que lhe proporcionaria um divertimento quase sem limites.
Pensou, pensou, pensou... e acabou por tomar a decisão mais sensata: Comprar o Helicóptero por 80 zlotys...

Com fome mas feliz, Pawel despediu-se de nós e veio a correr para casa para brincar com o seu novo brinquedo. Foi a última vez que o vimos, ao helicóptero claro.

Quando chegamos a casa (45 minutos depois) o helicóptero já tinha avariado e tinha sido parcialmente destruído pela fúria de Pawel.

Segundo o gaiato polaco, aquele brinquedo que lhe custou a semanada, proporcionou-lhe 30 minutos de puro divertimento, mas foi só isso.

Como o helicóptero já não voava, Pawel teve a original ideia de mexer o chá, nada mais nada menos do que, com as hélices do helicóptero... Havia chá por todo o lado na cozinha.

A originalidade de Pawel continua a surpreender-nos diariamente.

Moral da história, alguém sabe qual é? É que nós não...

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Momento de baixaria total

Post para maiores de 21.
Peter é um petiz húngaro que, assim como nós, escolheu a Polónia e Wroclaw para estudar durante uns tempos. Já falamos de tudo com ele. No entanto só hoje o questionamos se gostaria de ir a Portugal. Prontamente, respondeu que sim. Perguntamos de seguida o que procurava em Portugal, o que ele gostava de ver, que não havia em Budapeste, e a resposta... surpreendeu-nos.


Por razões editoriais, este vídeo não estará disponível no Youtube.

Assim sim!

Finalmente as camisolas (aquelas grossas que as nossas mães nos obrigaram a trazer) podem saír do armário. Está mesmo frio! Um frio daqueles mesmo frio sabem? Anteontem à noite, a temperatura era de 3º negativos...

A neve, brevemente, numa Polónia perto de si.

O embaixador

Qual Durão Barroso qual quê...

terça-feira, 18 de novembro de 2008

É preciso acreditar meus amigos...

É preciso acreditar, que o sorriso de quem passa é um bem p’ra se guardar; que é luar ou sol de graça que nos vem alumiar, com amor alumiar.
É preciso acreditar, que a canção de quem trabalha é um bem p’ra se guardar; que não há nada que valha a vontade de cantar, a qualquer hora cantar.
É preciso acreditar, que uma vela ao longe solta é um bem p’ra se guardar; que, se um barco parte ou volta, passará no alto mar e que é livre o alto mar.
É preciso acreditar, que esta chuva que nos molha
é um bem p’ra se guardar; que sempre há terra que colha um ribeiro a despertar para um pão por despertar.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Finalmente...

O 3º andar da rua STREZGOMSKA ...

Ewelina, Pawel, Ronaldo, Alicja e Figo.

Ir ao Supermercado

É uma aventura, mas eles aqui também dificultam!
A maior parte dos produtos vêm embalados como é óbvio. Na embalagem vem explicado o conteúdo...
O problema é que, normalmente, vem explicado em quatro línguas diferentes! E porque é que isto é um problema? Passo a explicar.
Vem sempre escrito em polaco, óbvio estamos na Polónia. Para aqueles que não percebem nada de polaco (nós) eles muito gentilmente escrevem no rótulo em Checo! Para aqueles que não percebem de polaco nem checo (nós), os senhores que pensam nisso tiveram o garbo de escreverem também em húngaro! Para aqueles que não percebem polaco, checo e húngaro, (nós) eles perderam a cabeça e num gesto solidário só comparável aos da Madre Teresa de Calcutá, escreveram também em eslovaco... Quem não perceber nada destas quatro línguas (nós) compra outro produto, ou arrisca.
Esta imagem não é o melhor exemplo porque em cima diz "Sunflower Spread" mas grande parte delas não tem qualquer referência na língua de Sua Majestade.

domingo, 16 de novembro de 2008

Sabiam que...

O Ketchup mais comum na Polónia é doce e sabe-me a compota?

Saída de emergência em polaco diz-se Wyjscie ewakuacyjne?

São 16:10 (15:10 em Portugal) e já está de noite?

Percorremos entre Wroclaw-Bratislva-Viena-Brno-Wroclaw 1.100 km de automóvel?

Na próxima terça feira vamos ter o nosso primeiro exame?

Tou enjoado da pizza da Pizza Hut?

Ontem fomos ao "Studio 54" e ao "Regeneracja" e ambos são clubes parecidos com a famosa disco "Senso"?

Que daqui a um mês e um dia vamos a Portugal?

Este foi o post mais inútil até ao momento?

Como somos dependentes...

O dono da nossa casa "esqueceu-se" de pagar a net este mês, conclusão:
Não temos Internet logo, não temos mail, não temos ojogo.pt, não temos mulheres nuas e o pior de tudo é que não temos ligação ao resto do mundo.

Pelo menos o FCP ganhou e o Sporting perdeu, já não é mau.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Bonita mas...

Amigos quero-vos mostrar mais uma estátua que há aqui em Wroclaw. É um "monumento" bonito sem dúvida que presta homenagem aos cerca de 22.000 polacos que morreram no "conhecido por estas bandas" Massacre de Katyn...
No entanto há qualquer coisa nesta estátua que me deixa ligeiramente inquieto mas, tirem vocês as ilações.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Ruca na Discoteca

Qual livros da "Anita" qual quê... "Ruca" é o que está a dar. Hoje é o lançamento oficial do primeiro capítulo das aventuras de Ruca, no entanto, estamos com problemas para escolhermos a capa do livro. A vossa ajuda é fundamental.










Brno

Brno é a segunda maior cidade da República Checa.
Aproveitamos para almoçar e dar uma pequena caminhada pela cidade já que estávamos de passagem no nosso regresso para Wroclaw.
Do nosso pequeno tour pela cidade só podemos destacar a Catedral de S. Pedro e S. Paulo e as ruas simpáticas e movimentadas do centro da cidade.
Como é uma cidade com muitos estudantes, quero lá voltar um dia para ver o que se passa fora do horário de expediente.
Pela primeira vez na viagem decidimos parar numa fronteira para tirarmos uma foto com a placa mais famosa de todas as fronteiras.
Já estamos a planear nova "road trip". Ainda não sabemos para onde mas aceitamos sugestões.

Palavras? Leva-as o vento...

Depois de ver estes dois com aquilo na cabeça, reparem só na reacção da Dona Estátua...

Viena

Viena foi provavelmente a maior surpresa que tive até hoje desde que viajo.
Um gajo quando vai a Paris ou a Londres sabe para o que vai, já conhece os monumentos mais importantes e famosos... em Viena fui às "escuras" e surpreendi-me obviamente pela positiva.
Ficamos num Hostel com excelentes condições, com um bom bar, sítios para estarmos a conversar e até jogar póker... por 17€ por noite. Mais barato que em Bratislava!
A cidade tem edifícios espectaculares, monumentais e palácios absolutamente magníficos. Com cerca de 6 milhões de pessoas é uma metrópole limpa, ordenada e acima de tudo, bonita.
Apesar de não ter nascido lá, o Sr. Wolfgang é muito famoso por Viena (foi onde morreu) e podemos ver referências a ele por "todó lado"...
O ambiente noctívago da cidade também é muito bom. Fomos para uma discoteca num dia de festa Erasmus e só não adorei porque eram espanhóis a mais...
Por mim e pelos que foram comigo, com certeza que iremos lá voltar outra vez!

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Legendas para quê?

Bratislava

É uma cidade pequena, com muito pouca coisa para ver. Uma tarde é mais do que suficiente para conhecer os pontos de maior interesse daquela cidade.

Ficamos no "Hostel Vegas" (22€ por noite sem pequeno almoço - foi caro) que tinha aberto apenas há 3 dias... A menina da recepção era uma "super-mulher" mas não apanhava uma de inglês...
Encontrámo-nos com um amigo de Ruca, de seu nome "Bento", que nos indicou os principais sítios para visitar e foi connosco para a má vida.

A chuva acompanhou-nos praticamente durante todo
o primeiro dia. Tivemos mesmo de comprar guarda-chuvas made in china (o meu durou uns singelos 20 minutos)...
Depois duma jantarada num restaurante tipicamente eslovaco, chegou a altura de irmos analisar o que toda a gente queria analisar: os sítios onde podemos beber Ice Tea"s e garrafas de água com gás.

A não ser que não tenha mais nada para fazer nem onde gastar dinheiro, com certeza que não mais voltarei a Bratislava.

A viagem

Como sabem, fomos dar um passeio. Afinal o carro alugado foi um Fiat Panda (amarelo e sem rádio) e não um Peugeot 107.
O passeio correu bem - deus nosso senhor esteve sempre connosco!? - e logo no primeiro dia chegamos a Bratislava com umas 3 horas de atraso quase... Pelos vistos Wroclaw é uma cidade caótica para se conduzir e tivemos ainda uns problemazitos com o nosso GPS em formato de papel...

O nosso carro contava com "Ruca" na condução, "Brocheta" a auxiliar na condução e atrás o "Capitão Rosa" e o "Rei Étilo". Escohi estes nomes mas podiam ser outros quaisquer claro.
No Ford Fiesta viajavam na retaguarda do veiculo, Boss e Turrinhas e na dianteira Dom Quixote e Sancho Pança.

Com dinheiro nos bolsos e nas contas bancárias, com os níveis de paciência no máximo e com a disposição de nos aturarmos uns aos outros, lá partimos para o nosso destino.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Next Stop - Bratislava e Viena

Caríssimos 3 leitores e 4 leitoras, vamos fazer mais uma pausa no nosso blogue. Mas será curta.
Estamos de volta na próxima quarta feira com novas histórias, prometo.
Agora é hora do nosso Peugeot 107 alugado se fazer à estrada porque temos jantar marcado em Bratislava.
Se não for antes, "vemo-nos" na próxima vez...
(Vou agora gravar um cd só com música popular portuguesa para nos acompanhar na viagem)

Os anões de Wroclaw

Por serem tantos e tão engraçados voltamos a dedicar um post a estas pequenas e pitorescas criaturas.
A razão delas existirem? Já sabemos! Mas não dizemos a ninguém...


Para ver o vídeo no YouTube clicar aqui.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

A nossa UNIVERSIDADE!

Já aqui falamos de muita coisa. É chegada a hora portanto, de vos mostrar a "escola" onde somos ensinados.
A primeira vez que a vimos foi um choque, confesso. Parece uma fábrica do século 18 com aqueles tijolos laranja escuros, só falta mesmo uma daquelas chaminés gigantes... outrora já teve de certeza!
Para além se ser numa zona um bocado manhosa - quando chove há muita lama - está mesmo em frente à fábrica sede da "Bombardier". Possivelmente, em Portugal, podemos vir a andar em comboios que estão a ser construídos nestas precisas instalações.
Apesar do aspecto exterior ser mau, o interior é bom. As instalações interiores são novas, muitas casas de banho, wireless obviamente por todo lado, um bar com preços muito atrativos (com empregadas bem jeitosas!)e claro, aquecimento em todas as salas. De destacar ainda a preocupação com a limpeza. Os espaços estão sempre limpos.

É uma instituição privada, em que por ano os alunos pagam cerca de 1000 euros! Em Portugal estamos na pública e pagamos 1000 euros de propinas...
Realidades diferentes.