quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

The time is now

Estávamos no limite. Se tudo correr bem, o próximo jantar já será em Portugal.

Até já.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Erasmus - a universidade sem fronteiras

Escrevo este posto porque estou "zangado" com a nossa escola.
Começo por fazer algumas perguntas:
Porque é que os responsáveis da nossa "Diz que é uma espécie de instituição de ensino" nos tratam como se fossemos estudantes polacos?
Porque é que somos obrigados a ir às aulas?
Porque é que temos exactamente as mesmas obrigações do simples e comum estudante polaco?

Muita gente pode gracejar ou até rir quando lê estas minhas questões mas são totalmente pertinentes e óbvias.
O que pretendo dizer com isto é que o estudante "Erasmus" não pode (e não deve) ser tratado da mesma maneira que os demais estudantes. "Erasmus - a universidade sem fronteiras". Este é o título deste post e foi também o título de um artigo que li quando preparava a minha vinda para a Polónia.
Analisando a minha situação, acho que devo ser um Erasmus diferente de quase todos os outros... é que aqui, temos fronteiras...e que fronteiras!

Somos diariamente "perseguidos" por professores, temos horários a cumprir religiosamente, temos de dar explicações se faltamos a uma aula, ouvimos sermões como as nossas queridas mães nos davam quando não queríamos comer a sopa, somos por vezes mesmo injuriados. Estou cheio! Estou cheio de estudar numa escola com tantos tiques ditatoriais. Erasmus não é isto.

Pensem comigo: Porque é que a bolsa que nos é atribuída tem o nome de Bolsa de Mobilidade e não Bolsa de Estudos?

O Estudante Erasmus enfrenta duma vez só imensos desafios: Sai do seu país, tem de se integrar e adaptar a um novo país com um cultura diferente e hábitos distintos a todos os níveis, enfrenta novos horários de organização do dia desde a alimentação aos mais pequenos aspectos do quotidiano. A tudo isto podemos ainda acrescer a diferente organização dos estabelecimentos de ensino e dos sistemas de avaliação. Como se não tivéssemos já "preocupações" que cheguem, ainda nos temos de preocupar em arranjar desculpas para professores para explicarmos a razão de termos chegado 5 minutos atrasados ou mesmo para explicar porque não fomos a uma aula. Mas o que é isto?!
Então se não fomos foi porque não quisemos ir, não nos apeteceu, não estávamos na cidade ou até porque estávamos doentes. Mas porque é que devemos satisfações à escola?

Não frequentando as aulas aceitamos as consequências. Se não nos quiserem passar, tudo bem, nada contra. Concordo perfeitamente e aceito. Agora o que não quero é que exista uma contínua "pressão" ou "opressão" sobre nós. Deixem-nos voar...

Quanto mais conheço esta cidade mais gosto dela. Quanto mais tempo passo naquela escola, menos gosto dela.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Antítese

Tenho na alma o segredo de uma impossível paixão, que me dizima por dentro e me incendeia a razão. Nem sei porque respiro se este ar não me apráz, peço pois ao destino, que o amor não fique para trás. Ter Amor é ter paz. Tu que guardas o segredo, e te escondes da paixão, negas o que tens dentro e só vives da razão. Nem sei porque respiras, se esse ar não te apráz, foge pois ao destino e o amor que fique para trás... Não ter amor é ter paz.
Apresentada na melhor Serenata de sempre (2007), Antítese, pelo então Grupo de Fados Lacrima.

domingo, 14 de dezembro de 2008

Já só quero Portugal!!

Apesar de ter ainda 2 trabalhos de proporções consideráveis para fazer e não ter a mínima ideia de como os fazer, já só consigo pensar em Portugal.
60 hours to go ;)

Preciosidades da Suécia

Da nossa viagem a Estocolmo muita coisa podia ter sido dito. No entanto deixarei aqui algumas "curiosidades curiosas".

A esposa do rei da suécia, a rainha Sílvia, é metade brasileira e morou em São Paulo até aos 13 anos e fala português fluentemente;

O simples autocarro para viagens entre cidades, está equipado com internet wireless e tomadas individuais para que possamos carregar o telemovel ou ter o nosso PC ligado à corrente durante a viagem toda.

Suécia é a terra de muita gente famosa podendo destacar os seguintes: Ingrid Bergmann, Ericsson, Ikea, H&M, Volvo, Abba, Roxette, Ace of Base, The Cardigans e claro, Alfred Nobel;

Desde 1955(!) que a educacão sexual tornou-se obrigatória em todas as escolas suecas;
Uma idosa de 75 anos, de Karlstad, no centro da Suécia, tem instalada a mais rápida ligação à Internet residencial, de 40 gigabits, com a qual pode descarregar um filme em dois segundos;

O difícil na Suécia é encontrar alguém que não saiba falar inglês;

Todas as casas de banho públicas, são pagas. É um preço simbólico e não há controle sobre quem paga ou não.

Nalguns sítios usam uma forma muito peculiar de pendurar os casacos. o cabide está lá, só precisamos meter uma moeda, enfiar um fio pela manga do casaco e fechar o cabide com uma pequena chave. Quando quisermos o casaco de novo é só abrir o cabide deixar a chave lá, tirar a moeda e claro, pegar no casaco.

(Não vou falar nas mulheres mais lindas que já vi até hoje porque isso já toda a gente sabe)

sábado, 13 de dezembro de 2008

Ser segurança em Shoppings...

Acabo de chegar do Magnolia Park.
Como em vários outros dias, sempre que lá vou paro para analisar de cima a baixo os seguranças daquele recinto.

Pelos vistos para ser segurança por estes lados é preciso ter os mesmos requisitos que são exigidos pela cadeia de supermercados "Minipreço" em Portugal.
Todos, e repito, todos os seguranças do Magnólia são franzeninhos, têm cara de retardados mentais e pensam todos que são alguém.
Eu sei que o tamanho não interessa, eles podem ser uns autênticos Bruce Lee`s mas a verdade é uma, em caso de algum eventual problema o que é que tais "sequitós" podem fazer? É que só podem mesmo chamar a polícia pelo rádio, não podem fazer mais nada. E já que é assim mais vale meter as câmaras espalhadas pelo recinto e uma pessoa numa sala a controlar o que se passa em todo o espaço. Escusam de andar a desfilar pelos corredores como se tivessem a desfilar para uma plateia qualquer em Milão.

Xico, cada vez mais concordo contigo: Isto é mesmo um país de doidos...

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Auschwitz - Birkenau

Se existem sítios onde faz sentido falar de "dark-tourism", Auschwitz é sem sombra de dúvidas um deles.
Mais do que passear e conhecer, ir a Auschwitz é uma lição. Alguém disse que devia ser um lugar a visitar pelo menos uma vez na vida... não irei tão longe mas...
É uma verdadeira terapia de choque. Nada nos prepara para tocar com as nossas próprias mãos nos fornos crematórios onde centenas de milhares de pessoas foram desfeitas em cinzas, nem para entrarmos numa espécie de bunker e vermos as falsas saídas de água de onde o gás saía para levar a cabo a tão proclamada "solução final do problema judaico." Choca a alma olhar os rostos sofridos que nos fitam nas imensas fotografias.
Provocam calafrios as bagagens, os óculos, os cabelos, a urna onde se misturam algumas cinzas que simbolizam todas as pessoas ali assassinadas.

Já em Birkenau, onde termina o ramal ferroviário o "choque" não é menor. Por tudo que sabemos e por todos os filmes que vimos sobre aquilo, o impacto na nossa consciência materializa-se através dum pequeno arrepio que nos percorre a espinha.

Apesar de tudo faz bem visitar este complexo. Auschwitz existiu, foi uma triste realidade.
Nos dias que correm existe muita atrocidade que desconhecemos, outras que fingimos não ver e outras que nem sequer imaginamos que acontecem... Estamos em 2008.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

A Cracóvia

Depois da aventura que foi chegar a tempo do comboio, seguiu-se a aventura de aguentar quase 5 horas de viagem até "Krakow". O bilhete normal anda pelos 50 zlotys, mas com o cartão de estudante polaco o preço é uns 15 zlotys mais barato. A viagem acaba por se fazer bem uma vez que vale quase tudo naqueles comboios...até fumar! Como tínhamos uma cabine só para nós tava-se bem.

Apesar de termos passado cerca de 48 horas em Cracóvia não conseguimos passear pela cidade com a luz do dia... Parece inacreditável mas é verdade. A culpa foi do clube que fomos no sábado à noite e claro, do vírus que o nosso príncipe doente fez questão de espalhar por quase toda a gente.

Ficamos hospedados no "Orange Hostel" por apenas 6,5 € a noite e com direito a pequeno almoço. Cracóvia está muito bem servida no que diz respeito a sítios para dormir.

Cracóvia é uma cidade aprazível apesar de fria nesta altura do ano claro. O centro histórico faz também parte da Lista de Património da Humanidade da UNESCO. A "Rynek" de Cracóvia é a 2ª maior praça do mundo, atrás da Praça de São Marcos em Veneza e seguida da nossa Rynek, a "Market Square" de Wroclaw.

Curiosidade que não interessa a ninguém: O piloto Robert Kubica da Fórmula 1 nasceu em Cracóvia.Quem sabe um dia regressarei a Cracóvia para a conhecer de dia but not yeat...not yeat.

Wieliczka - Minas de Sal

Aproveitando a ida a Cracóvia, visitamos as "Salt Mines" em Wieliczka.
Da estação central de Cracóvia é fácil e barato lá chegar.
Galerias enormes a metros de profundidade, estátuas de sal, quadros de sal, guias com um bom sentido de humor e uma espectacular e rápida subida de elevador são sem dúvida razões mais do que suficientes para que se faça uma visita a este complexo que figura na Lista de Património da Humanidade da UNESCO.
Personalidades famosas como Bill Clinton, Nicolau Copérnico, João Madureira e Karol Wojtyła já fizeram uma visita a estas minas.

Por 46 zlotys (Nuno vai buscar!), "compramos" a visita guiada (em Inglês com duração de 2 horas e tal...)

Pessoalmente gostei embora admita que se não tivesse ido lá não me iria lamentar por muito tempo...

Foto tirada no espaço mais espectacular do complexo, a 130 metros de profundidade, a Catedral de Santa Cunegunda.

OBS: É impressão minha ou nesta foto, os padiolas ficaram assim um bocado para o azulado?

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Thank you Pawel

Mais uma surpresa. Estávamos em casa quando Pawel apareceu com uma antena parabólica. A partir de hoje, para além da Internet, o mundo entra-nos em casa pela Televisão. Pawel está agora a tentar instala-la... vamos ver no que vai dar. Para quê ir ao cinema e ir para o café ver o futebol se é possível ver na televisão do Pawel?OBS: Bruno Alves acaba de fazer o 1-0 para o Porto! Porto 1 Arsenal 0

O 5 de Dezembro

Com a estadia dos "Coimbras" por cá nestes últimos dias, tirei a seguinte conclusão:
É impossível sair à noite e acordar de manhã para passear ou para fazer seja lá o que for... simplesmente não dá.
Mesmo assim quase que víamos a luz do dia na Sexta-feira dia 5... quase!
Quando estávamos quase prontos a sair de casa o nosso príncipe (Luís Soares) informou-nos que não tinha condições físicas para nos acompanhar num "raid" pela cidade. Tomados pela tristeza e sem o nosso afeiçoado lá nos fizemos ao caminho. Luís Soares ficou a dormir.
Depois de passarmos em quase todos os spots obrigatórios, tempo de ir fazer compras para o jantar. "Le Chef Nuno" ficou responsável pelo arroz de cenoura, enquanto que as meninas ficaram responsáveis por fazer a salada de tomatinhos... preparar os cogumelos e a carne. Luís Soares ainda dormia por esta altura.
Depois do jantar divino, tempo de começar a fazer o warm-up para a noite: esvaziar as garrafas que tinhamos comprado. Pawel e Peter juntaram-se à festa.
Quando já toda a gente cantava músicas em voz alta reparamos que a hora para sair de casa tinha chegado. Estávamos prontos. Luís Soares dormia no sofá nesta altura.

Kamfora e depois Insomnia foram os destinos escolhidos.
Depois de Carina e Sara terem sido eleitas por unanimidade as Rainhas da Noite anterior, Pawel roubou-lhes o cinturão assumindo-se assim como o verdadeiro Rei da Noite. Movimentos de dança rápidos e espectaculares aliados a uma boa disposição, fizeram com que vencesse o prémio daquela noite. De salientar que Pawel ofereceu-me uma Coca-Cola e esqueceu-se do casaco na discoteca.

Ao fim da noite, Nuno (com o seu movimento "bola de ping-pong de fora") tentou roubar o brilho a Pawel mas não conseguiu. Pawel ofuscou de tanto brilhar.

Tarde, a más horas e com a barriga cheia de hot-dogs e zapiekankas, regressamos ao nosso ninho porque na manhã seguinte tínhamos comboio para Cracóvia. Pelo menos a ideia era essa.

Luís Soares dormia na altura que chegamos a casa.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

E já está

O grupo lusitano abalou para Portugal. Depois de 6 dias (intensos) a inevitável hora de regressar a "casa" chegou.
A nossa casa está agora vazia, calma e silenciosa, o que é mau.
O reencontro está marcado para daqui a pouco mais de uma semana em Coimbra.
Meus amores, até já.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

A primeira noite

Com 10 minutos de atraso, o avião que transportava a comitiva lusa aterrou no Nicolau Copérnico.
Depois duma breve passagem por casa para deixar as malas e para as meninas se pintarem, fomos em direcção ao centro para que pudessem jantar qualquer coisa. Nuno não fez por menos e gastou 145 zlotys só no jantar.
Depois de jantar tempo de ir para a festa. Ninguém se lembra de mais nada. Com a ajuda das fotos conseguimos concluir que Carina e Sara foram as Rainhas da Noite. Juntas tiraram fotos com mais de 150 pessoas.
Nota negativa para o príncipe da equipa. Luís Soares chegou doente, e doente permanece. Uma baixa de peso para os "Viriatos".

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

A ópera...e nós.

Domingo. Fim da tarde. O que muitos polacos gostam de fazer? Ir à Ópera.
Foi o que fizemos num domingo destes.

Para todos os interessados, lembrem-se sempre do seguinte:

Ir à ópera aqui é algo nobre. Devemos ir bem vestidos e temos sempre de "saber estar". Não façam como nós... Para além de chegarmos depois do espectáculo ter começado e termos obrigado pessoas a levantar-se para nos sentarmos, fomos vestidos "na desportiva". No meio daquela gente toda parecíamos uns autênticos pedintes.

Compramos um daqueles bilhetes que se vendem 15 minutos antes do espectáculo. Quando a casa não esgota, eles vendem o resto dos bilhetes a preço "de amigo". 10 zlotys, cerca de 3,5€ por 3 horas de ópera. 3 horas!!

Vimos um espectáculo com a Sinfónica de Wroclaw e alguns convidados. Um puto de 17 anos a tocar violino duma maneira impressionante, uma soprano húngara famosa no meio mas que para nós é como um jogador do Canelas FC e ainda um rapaz-homem com uns bons dotes vocais que cantou

Aconselho que toda a gente vá assistir pelo menos uma vez. É interessante e fica barato. Mas uma vez chega.

Agradecimentos

Ontem, como os leitores mais atentos leram, fui atacado insolentemente. Um ataque bárbaro e insensível por parte do meu amigo e co(zinho)-autor deste blogue.

Mas como não sou vingativo, aproveito para agradecer o facto do ilustre "a comunidade social virtual mais "famosa" em Portugal), o seu Facebook (a comunidade social virtual mais "famosa" em Inglaterra), o seu Tuenti (a comunidade social virtual mais "famosa" em Espanha) e como se não bastasse ainda tem de gerir o seu Nasza-Klasa (comunidade social virtual mais "famosa" na Polónia).
É de louvar que depois de ter de gerir tanta "merda" ainda tenha tempo para o blogue.

Quero também dizer a todos que gosto muito do Luís e sei que ele gosta de mim também. Este é o octogésimo (80º) post deste blogue. O Luis felizmente conseguiu arranjar tempo para postar 5 vezes desde que o blogue existe. Dos 5 posts que ele "escreveu", um fala sobre o Bruno das malas, o outro sobre uma janela petrificada, e os restantes 3 falam de mim. Luís, eu também gosto muito de ti tu sabes disso.

Já que estamos numa de agradecimentos, tenho de fazer mais um.
Luís, mais uma vez o meu muito obrigado por teres sido meu amigo em Estocolmo. Por ti poupei sei lá quantos euros. Se não tivesses tão bêbado, se não tivesses ameaçado duas suecas de porrada, se não tivesses caído para trás na fila da discoteca que estávamos à espera para entrar, com certeza que o segurança te ia deixar entrar e íamos ter de pagar entrada e ainda beber uma ou outra bebida. Felizmente para os nossos bolsos foste impedido de entrar. Mais uma vez, os meus sinceros agradecimentos por te preocupares tanto com os outros.

Para acabar deixo aqui um pequeno vídeo dedicado ao Luís. Um tesouro.



Continuação de boas postagens e tudo de bom!

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Estou a ficar preocupado!

Estou a escrever este post já quase em desespero, para que todos os amigos do João, o façam entender que ele necessita de ir ao médico. Coisas anormais estão a passar-se e ele não entende. Até tirei fotografias para comprovar, não vão vocês pensar que quem está doente sou eu.

1º Deu-lhe para se deitar no chão. Assim do nada em plena Avenida principal de Wroclaw.

2º Começou a ressonar, mas segundo ele, só ressona quando está doente ou com qualquer coisa entupida. Vá-se lá saber o quê? Portanto está doente.

3º Agora começou a vomitar na rua! Como de uma forma repentina solta um tremendo vómito amarelo (segundo ele foram os ovos) segundo os meus conhecimentos médicos acho que foi o gelo que estava na bebida. A culpa é sempre do gelo.

Já não sei mais o que fazer! Recorro a vocês, amigos do João , já em último recurso. Não acham que tem de ir ao médico?

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

O quarto

Tantos "posts" e ainda nenhum tinha falado sobre a melhor assoalhada da nossa humilde, mas cara, habitação: o quarto.
16 metros quadrados preenchidos com duas "single beds" (190 cm por 80 cm), dois guarda-roupas com 4 divisões cada um, duas mesas de trabalho, 3 janelas, uma cortina que só fecha até meio, uma sapateira, cadeiras, uma estante com portas e ainda um radiador (objecto que nos permite andar de calções e t-shirt por toda a casa).
Já que pagamos 600 zlotys cada um ( 1 euro = 3,7 zlotys) posso afirmar que o quarto deve-nos ficar por uns 250 zlotys. 150 zlotys para a cozinha, mais 150 para o wc, mais 50 zlotys para Internet, água, gás e luz vão fazer os tais 600 zlotys finais.
Não é mau, mas podia ser melhor.

MTV, welcome to my crib.

domingo, 30 de novembro de 2008

Delírio Parte I

Cada vez que vejo as nossas fotos da Polónia, paro sempre nesta aqui de cima e lembro-me duma publicidade portuguesa por altura do último Europeu de Futebol.
Se o Rui Costa pintar o cabelo e usar umas lentes de contacto passa bem por Pawel... O rapaz do meio é cara-chapada do Cristiano Ronaldo. O Luís só tem de ir à praia meia dúzia de dias.

Ou é verdade o que digo, ou estou a começar a delirar com o frio que se tem feito sentir.

sábado, 29 de novembro de 2008

O "quase 34" vem a Wroclaw

Dois meses depois, eis que os nossos fiéis amigos não aguentam mais com as saudades pesadas e atrozes, e decidem fazer-nos uma visita.
Sendo assim, no próximo dia 4 de Dezembro (Quinta-Feira) pelas 21:00 horas locais, aterrará no aeroporto "Nicolau Copérnico" um voo Ryanair claro está, "fretado" pelos nossos ilustres e saudosos convidados ( e por mais gente de certeza).


O "quase 34" vem a Wroclaw e digo quase porque a Carina não quer trocar de casa com o Abel senão podia tirar o "quase".

Temo-nos desdobrado em esforços para que seja possível criar um programa vasto e abrangente: cultural (a Sara vem), noctívago (Marisa Nuno e Carina) e claro está, para o nosso mais recente "lover-boy" (Luís Soares, o Comissário...) um programa romântico.

Como o PacMan (não o do jogo) diz:
(...)
Só as fotos já não chegam
E eu não vejo a hora
De ver o people todo, todo o people reunido
Nem que seja por um dia
Sem um segundo perdido.

Frases Soltas IV

A neve já foi embora mas não levou o frio com ela.

O Pawel continua a surpreender-nos dia após dia. Infelizmente, não podemos dizer porquê.

A Discoteca P1 é provavelmente, o melhor clube de Wroclaw. Não sei porque demoramos tanto tempo a ir lá a primeira vez. Agora, não queremos outra coisa.

Nesta altura, 1 euro vale 3,7 zlotys, o que é bom.

Quando pagamos com cartão de débito, para além de metermos o pin, temos também de assinar o talão.

O "Kebab" polaco não presta.

Porque é que em 22 anos de vida, antes de vir para cá, nunca tinha ido a um KFC? Como me arrependo! Vil Macdonald`s.

O primeiro exame escrito que fiz não correu bem. Mesmo nada bem.

Alguém tem sugestões para a passagem de ano?

Confesso que estou a passar por um bloqueio intelectual. Tal situação impossibilita-me de dar o brio do costume a este blogue. As minhas mais sinceras indulgências.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Neve e sua utilidade

Aproveitamos a nossa viagem para fazer um "workshop" de tiro. Correu tudo bem, "glaças a dleus".

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Estocolmo

Nós chegamos e partimos de Estocolmo, mas a cidade por lá irá permanecer assim como as sendas alvas, em metamorfoses de claridade. A neve irá continuar a cair e nas mais ocultas noites, os sonhos continuarão a abusar nos olhos comovidos e então, com o tempo, o único céu tratará de esvaecer a recordação vaga da nossa memória. Há cidades que nos marcam, Estocolmo foi uma delas.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

"Nikoping" ou melhor, Nixoping.

"Nixoping", como os hospedeiros portugueses da Ryanair nos ensinaram, é uma cidade que não tem quase nada mas tem tudo que eles precisam para viver bem. É uma cidade costeira, pequena e muito simpática.
Tem um castelo minimamente interessante no panorama dos castelos suecos e o "Aeroporto Skavsta" para o qual a Ryanair faz os seus voos low low low cost.

No primeiro dia passamos nessa cidade pouco mais de uma hora mas deu para conhecer o centro cívico da mesma e para visitar o melhor restaurante do mundo, o Macdonald`s.
Todo o comércio fecha às 18:00 horas naquela cidade.

Na nossa última noite ficamos hospedados no Connect Hotel, a 100 metros do aeroporto. Pagamos perto de 20 euros por noite e de facto compensa pernoitar naquele hotel se tivermos voo de manhã. O nosso voo era só por volta das 11 da manhã mas com as estradas cobertas de neve era um risco fazer a viagem de manhã...qualquer atraso e lá vinha o avião para Wroclaw sem nós...
Para além de tudo, por 20 euros tivemos direito a 2 quartos = 8 camas. Éramos cinco pessoas, se fossemos 8 o preço era cerca de 12/13 euros! Pequeno almoço incluído, sauna e um pequeno ginásio (passadeira, bicicleta e uns pesos...)
É uma cidade que vale a pena passar um dia se tivermos de apanhar um voo no dia seguinte da parte da manhã caso contrário, não.
Fiz uma espécie de triatlo (corri 3,5 km e pedalei 2 km) mas substitui a parte de nadar pela Sauna e por um duche gelado no fim.

Para todos que possam um dia estar interessados, AQUI fica o site do dito cujo.