domingo, 3 de maio de 2009

Vá para fora cá dentro

Dando seguimento à máxima "vá para fora cá dentro" ontem fomos conhecer um castelo apenas a 7 zlotys de comboio de Wroclaw: O Castelo em Ksiaz.
Ao fim da tarde tivemos ainda tempo para "take a look" sobre a cidade de Walbrzych.

Infelizmente andava gente e flores a mais por aqueles lados. (Isto de 2 feriados quase seguidos tem dessas coisas)
Construído grande parte no século XIII no coração de uma área verde impressionante, teve quase quase para ser um dos alojamentos de Hitler na Polónia mas não o chegou a ser.

Depois da visita ao interior do Castelo fomos para o meio da floresta. Descemos a colina, passamos o rio numa ponte bem ao estilo "George of the jungle" e subimos outra vez outra colina... Tudo isto para ver umas ruínas de outro Castelo que Peter sabia que existiam e não é que estavam mesmo lá?

Um dado bem curioso é constatar o número de bunkers que os alemães construiram bem no meio da floresta. Metemo-nos a caminho num trilho que rasgava a montanha por lá fora e assistimos a uma cena impressionante e ao mesmo tempo assustadora: Um javali (bem grandito) passou por nós a correr e a fazer ruídos estranhos mas feliz ou infelizmente lá seguiu a vida dele...

Depois duma boa caminhada chegamos a uma estrada (já não era sem tempo!) e apanhamos o autocarro para conhecermos Walbrzych. Com uma Rynek do tamanho duma esplanada da nossa Rynek, Walbrzych é uma cidade pequena onde podemos destacar uma catedral muito bonita porque de resto... Depois duma rápida visita ao centro da cidade foi correr até à estação de comboios para voltarmos para Wroclaw.
Foi um dia bem passado com Peter a mostrar rasgos de humor por vezes impressionantes para um húngaro sério (de 21 anos) como ele.

Até já.

Sem comentários: